Jornal metropolitano de Maringá

20120212

Comarca de Mandaguari elevada à entrância final


O Órgão Especial do Tribunal de Justiça reunido na sexta-feira (10), sob a presidência do desembargador Miguel Kfouri Neto, deliberou  sobre diversos assuntos, entre eles a criação  das Regiões Metropolitanas de Maringá e Londrina. E Mandaguari está sendo beneficiada com esta deliberação, já que a comarca passa à entrância final, o que significa que deixará de ser entrância intermediária. A notícia foi comemorada pelo prefeito Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o “Cileninho”, que vinha se empenhando pessoalmente junto ao Tribunal de Justiça do estado e também pelos magistrados locais.
         Essas mudanças fazem com que os magistrados fiquem por mais tempo na coletividade. A mudança permite também que os juízes tenham acesso direto ao Tribunal. A classificação para entrância final torna a comarca mais atrativa. Para os servidores, há vantagem remuneratória. Além disso, facilita a sua vinculação com a comarca, aumentando a estabilidade.




Da Região Metropolitana de Maringá farão parte as cidades de Mandaguaçu, Sarandi, Marialva e Mandaguari. O foro central de Londrina abrangerá os municípios de Rolândia, Cambé e Ibiporã.  Desta forma todas essas comarcas passarão à entrância final.
Na oportunidade também foi aprovada criação da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios de Piraquara. Inédita no país, a vara atenderá exclusivamente mulheres, que correspondem atualmente a 20% da população carcerária do Paraná.
Um anteprojeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná para votação e também deliberado nesta tarde é a criação de cargos para 30 analistas de sistemas e 50 técnicos de computação para o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do TJ.
Os nomeados, entre outras atribuições, serão responsáveis  pela digitalização de todos os processos de 2º grau que chegam ao TJ.
Os desembargadores aprovaram o nome de David Wiedmer Neto para o plenário do júri do novo edifício do Fórum da comarca da Lapa. Segundo o desembargador Jorge de Oliveira Vargas "David ficou conhecido na região como o advogado cinco estrelas".  O novo prédio será inaugurado em breve.
Instituída também na reunião, a comissão do novo concurso para juízes substitutos do Estado do Paraná, que deverá acontecer na primeira quinzena de maio, quando se encerrará o concurso em andamento.