Jornal metropolitano de Maringá

20130228

FLAUS ANTIGUIDADES – MAIOR MUSEU DE BICICLETAS DO PARANÁ.



      O empresário maringaense do ramo de autopeças, Marcos Flausino Dias, um verdadeiro garimpeiro apaixonado antiguidades, proprietário de um dos maiores acervo de bicicletas do sul do Brasil, encontra tempo na atribulada agenda para dedicar-se a formação de um museu bastante diferenciado, alem de carros antigos, bicicletas (maior acervo), vários utensílios da cidade e zona rural que serão expostos em um local cuidadosamente projetado para contemplação de raridades que contam um pouco da história da vida.


O Regional Express teve o privilegio de ser o primeiro veiculo a visitar o maior museu de bicicletas do Paraná, hoje em fase final de implantação, são 900m2 de área cuidadosamente construída, situado no Distrito Industrial de Sarandi, na Rua Gilson Carlos Mantello, junto ao complexo industrial da FLAUS, e traz com exclusividade uma entrevista com seu idealizador.

O MUSEU: A visita ao museu, deixa qualquer pessoa impressionada com a quantidade e variedade dos exemplares expostos, sejam bicicletas, automóveis, peças variadas que vão de móveis, ferramentas a aparelhos, máquinas e motores usados no cotidiano na cidade e zona rural, modelos exclusivos de varias nacionalidades, alguns jamais imaginaríamos que existissem. As bicicletas, o maior acervo conta com mais de 400 exemplares. Os automóveis antigos também impressionam pela variedade dos modelos, são carros, camionetes, caminhões, jardineira completamente restaurados. Já as demais peças expostas nos trazem uma idéia de como era o cotidiano das pessoas antigamente. Alem de conhecer um pouco da historia.                                                A visita pode proporcionar momentos inusitados e nostálgicos, como conhecer uma vitrola que não usa energia elétrica para funcionar, e ainda ouvir um disco de 78rpm do lendário cantor brasileiro Vicente Celestino, realmente é um privilégio desfrutar de tal visita.

 @Regional- A paixão por antiguidades surgiu em que momento de sua vida?

Sr. Flausino- “Acredito que na infância, é aquele desejo comum quando se é pequeno de colecionar coisas, que cresce conforme vai se descobrindo o mundo, assim foi comigo”.

 @Regional- O senhor lembra a sua primeira coleção, de que era formada?

 Sr. Flausino-“Sim lembro bem, como a maioria das pessoas da minha geração o inicio de tudo foi com os álbuns de figurinhas, havia vários na época como, Irmãos Coragem, Rim TIM TIM e outros, da saudade só de pensar”.

@Regional- Os carros antigos foi o início deste acervo fabuloso? Qual foi o primeiro modelo?

Sr. Flausino- O inicio de tudo foi com uma DKW- Vemaguete\67, ai foram surgindo outros negócios envolvendo carros antigos e resultou em tudo isso que você vê, realmente é uma paixão”



@Regional- O acervo de bicicletas sem duvida impressiona pela quantidade e variedade, alguns raríssimos, pode-se afirmar que é o maior do sul do Brasil? Qual sua avaliação sobre isso...

Sr. Flausino- “Não sei se é o maior do Brasil, mas do Paraná tenho certeza, pois atualmente o acervo conta com mais de 400 exemplares totalmente restaurados”.

 @Regional- Ainda sobre as bicicletas, o acervo tem exemplares nacionais e importados, qual a nacionalidade das importadas? O senhor poderia comentar sobre a peça mais rara (a inglesa)...

Sr. Flausino “Temos no acervo exemplares de todas as nacionalidades, Suecas, Inglesas, Alemãs, Holandesas e Americanas. A grande maioria do acervo são verdadeiras relíquias, mas o biciclo Inglês Penny Fathing uma das mais raras data de 1880, foi o inicio da modernidade na fabricação é totalmente metálica, pois até então era usado ferro e madeira na fabricação”.

@Regional- No momento o senhor acabou de construir um prédio anexo a sua empresa em Sarandi, para abrigar um acervo impressionante de carros antigos, bicicletas e varias outras peças que inclui carroças, ferramentas, móveis, motores e outros aparelhos, quando surgiu o projeto da formação desse museu?

Sr. Flausino- “Conforme o acervo crescia, junto crescia a necessidade de um local adequado para guardar tudo, foi daí que surgiu a idéia do museu aproveitando um espaço existente ao lado da empresa colocamos a idéia em pratica, assim nasceu o museu”.

@Regional- Ainda sobre o museu, no futuro será aberto ao público?

 Sr. Flausino- “Acredito que sim, no futuro abriremos para visitas (agendadas) de escolas e público em geral”.

@Regional- Dos modelos de carros expostos, há um que o senhor usa esporadicamente, poderia comentar o assunto?

Sr. Flausino- “Sim, o meu carro reserva é uma DKW Vemagueti\67, modelo que deu origem a tudo, é o meu xodó”.

@Regional- O senhor além de membro do clube maringaense do carro antigo participa anualmente da exposição promovida pela entidade, nesse ano o evento trará alguma novidade, qual a data de sua realização?

Sr. Flausino- O encontro anual do clube sempre acontece na terceira semana de Agosto, com a presença de colecionadores de todo Paraná, São Paulo e Mato grosso do Sul, sempre trazendo alguma novidade para o público simpatizante, e esse ano não será diferente”.


A iniciativa da criação deste museu vem suprir o desejo de inúmeros simpatizantes que até então não tinham um local magnífico como este para contemplar um acervo de raridades históricas. Por outro lado, o museu também vem contribuir para o cenário turístico da região. Resta parabenizar a excelente iniciativa do empresário Marcos Flausino pela contribuição a sociedade. Parabéns.