Jornal metropolitano de Maringá

20130613

DIA MUNDIAL DO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL – PAIÇANDU

 
 
Nesta quarta-feira (12) no salão paroquial da igreja matriz aconteceu o evento de encerramento das atividades relativo ao DIA MUNDIAL DO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL, organizado pela secretaria da assistência social de Paiçandu.
 Na abertura do evento, o secretário de assistência social Wesley Rossi ressaltou a importância da data e os avanços realizados e fez uma previa das conquistas que virão no futuro.
Já o coordenador do CREAS, Josemar Santos, também ressaltou os avanços conseguido neste pouco tempo da atual administração, agradeceu o trabalho de toda equipe envolvida na organização dos eventos realizados nesta semana.
Formou a mesa de abertura deste evento, o secretário de assistência social Wesley Rossi, o coordenador do creas Josemar Santos, a secretária de educação Maria das Dores, a coordenadora do centro de convivência da criança e do adolescente Mariuze Brandão e os adolescentes Gabriel e Felipe representando todos adolescentes do município.  
Com exclusividade ao REGIONAL, o secretário Wesley Rossi resumiu os avanços no combate ao trabalho infantil;
“Percebemos que o Brasil vive um novo momento, em termos legais o nosso país avançou muito após a criação do ECA (estatuto da criança e do adolescente), na pratica também ouve avanços significativos na ultima década. Aqui na região sul percebemos uma forte tradição cultural do trabalho infantil principalmente na zona rural, com os filhos ajudando os pais nas propriedades, nossa região não é diferente, sito como exemplo o distrito de Água Boa que tem uma das maiores produção de vassouras do país, na época da produção percebe-se isso, pois a evasão escolar é expressiva, estamos planejando estratégias para sua reversão”.
O EVENTO. Que teve presença expressiva da comunidade, após a solenidade de abertura o auditor fiscal do trabalho da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Maringá, Paulo Ricardo Vijande Pedrozo. Proferiu uma palestra sobre os tipos de trabalho infantil e quais as estratégia e ferramentas que dispomos para combatê-lo.
Na seqüência foi apresentada a peça teatral “O Auto da Barca do Fisco”, organizada pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá, aguardada com muita expectativa pelas centenas de munícipes que aguardavam com ansiedade sua apresentação.
 
“O AUTO DA BARCA DO FISCO” é um espetáculo que pretende, numa linguagem direta, estimular a reflexão sobre a cidadania no tocante a arrecadação de tributos e sua adequada aplicação para garantir serviços e bens públicos de qualidade.
A peça foi inspirada no "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, peça de teatro medieval que criticava a conduta da sociedade européia. Foram adicionados ainda, elementos do teatro moderno tendo como fonte de inspiração "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna. "O Auto da Barca do Fisco” uma mensagem de esperança. Importante destacar que a peça foi escrita por Marcílio Hubner de Miranda Neto, professor do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da Universidade Estadual de Maringá - UEM e é dirigida e representada por funcionários da Receita Estadual, Receita Federal e Universidade Estadual de Maringá.
As atividades relativas ao DIA MUNDIAL DO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL aconteceram em toda região, mas as atividades em Paiçandu foram as que mais se destacaram pela variedade e pela organização.