Jornal metropolitano de Maringá

20130218

Planejamento garante professores em todas as escolas no primeiro dia de aula.



A distribuição antecipada das aulas e das funções para cerca de 88 mil profissionais da educação garantiu que todas as 2.100 escolas da rede estadual iniciassem o ano letivo sem falta de professores e pedagogos. Com o planejamento da Secretaria de Estado da Educação, os 1,3 milhão de alunos que estudam em colégios e escolas em todo o Estado entraram nas salas, na quinta-feira (14), com tranquilidade.

A distribuição de aulas foi feita ainda em dezembro e permitiu a organização das escolas e dos professores. “Cada professor e pedagogo começou o ano letivo sabendo quantas e quais disciplinas terão no ano e também em quais escolas irão trabalhar”, disse o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

Esse é o segundo ano consecutivo em que a distribuição de aulas é feita antecipadamente. Em anos anteriores, as aulas eram distribuídas uma semana antes da volta às aulas, causando transtornos para professores, funcionários e, principalmente, para os alunos e familiares.

“Foi um retorno tranquilo do ponto de vista da organização das escolas. Já havíamos feito a distribuição de aula, já tínhamos a maioria das escolas organizadas”, afirmou a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes.

HORA-ATIVIDADE - A novidade neste ano é a redução de 16 para 15 aulas semanais para professores, dando mais tempo para planejamento, correção de provas e aperfeiçoamento profissional.

A Secretaria de Estado da Educação está elaborando um documento de orientação para garantir que a hora-atividade tenha qualidade. A proposta foi apresentada nesta sexta-feira (15), em Curitiba, durante reunião com representantes da APP-Sindicato e deve ser encaminhada às escolas após debate com a categoria.

A iniciativa da Secretaria é ter uma proposta pedagógica para a hora-atividade. “Não há sentido apenas o aumento da hora-atividade, mas sua organização de forma que tenhamos melhoria da qualidade do ensino e de aprendizagem oferecida ao aluno”, explicou a superintendente de Educação, Eliane Rocha.

A ideia é orientar as escolas sobre as ações que podem ser desenvolvidas durante a hora atividade como planejamento, aperfeiçoamento profissional, participação de reuniões pedagógicas, atendimento à comunidade escolar e preparação de aulas. “O documento será levado às escolas para que também elas possam debater e propor e que o resultado venha a atender as necessidades e as expectativas também”, comentou a superintendente.

O sindicato foi convidado a participar do processo de elaboração do documento. “A qualidade da implementação da hora-atividade vai trazer melhoria muito importante para a escola pública do estado do Paraná”, disse Marlei Fernandes. Fonte:AEN

Governo do PR publica edital para contratar 423 agentes penitenciários.



O Governo do Paraná publicou na sexta-feira (15) o edital 016/2013 para preencher 423 vagas para o cargo de Agente Penitenciário do Quadro Próprio do Poder Executivo. A contratação tinha sido autorizada pelo governador Beto Richa no ano passado. As inscrições podem ser feitas a partir das 18 horas desta sexta-feira (15) até às 23 horas do dia 11 de março, via internet, no endereço eletrônico www.cops.uel.br. As provas de conhecimento serão no dia 7 de abril.

A remuneração é de R$ 3.568,45 e o candidato deverá ter, no mínimo, o ensino médio completo. Do total de vagas do quadro geral, 330 estão destinadas a candidatos masculinos e 51 a femininos. Além disso, há 37 vagas para afrodescendentes masculinos e cinco para femininos, conforme determinação da Lei Estadual 14.274/2003. Em razão de o serviço exigir aptidão plena, não haverá vagas asseguradas a pessoas com deficiência, de acordo com o inciso II do artigo 35 da Lei Estadual 15.139/2006.

Os novos servidores vão se somar a outros 3.126 agentes penitenciários concursados que já atuam nas unidades penitenciárias administradas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. O último concurso público misto para agentes penitenciários no Paraná foi em 2004. Em 2006, houve concurso apenas para agentes femininos.

A secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, disse que a abertura desse edital revela a preocupação do governador Beto Richa com a valorização de carreira permanente para atender a questão penitenciária. “Os agentes penitenciários devem ser escolhidos por concurso público, pois se trata de uma atividade relevante, de risco, que implica não apenas em cuidar do preso para evitar fuga, mas sobretudo encaminhá-lo para ressocialização, por meio de estudo e de trabalho, como forma de preparar o detento para quando sair em liberdade ter maiores condições de reinserção”, disse ela.

PROVAS - O concurso é feito pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), da Universidade Estadual de Londrina. A partir do endereço eletrônico da Cops, o candidato deverá imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de R$ 100,00, ficando isentos os que estiverem no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e forem membros de família de baixa renda.

No momento da inscrição, o candidato optará pelo local onde vai realizar as provas de conhecimentos, aptidão física, avaliação psicológica e avaliação médica: Curitiba, Londrina ou Cascavel. O curso de formação, que também faz parte do concurso, será realizado unicamente em Curitiba.

A prova de conhecimentos é eliminatória e classificatória. Ela terá 50 questões de matemática, língua portuguesa, atualidades, informática e conhecimentos específicos. Os candidatos também serão submetidos à investigação social, com verificação de antecedentes nas esferas penal, civil e administrativa.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data da publicação do edital de homologação da classificação final pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, podendo ser prorrogado por uma única vez pelo mesmo período. 
Fonte:AEN