Jornal metropolitano de Maringá

20130719

PRODUÇÃO INDUSTRIAL BRASILEIRA CAI EM JUNHO


A produção industrial e emprego no setor caíram em junho, aponta pesquisa divulgada hoje (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No caso da produção, o índice caiu de 51,1 pontos, em maio, para 46 pontos, em junho. O segmento também reduziu o número de empregados passando de 49,5 pontos para 48,1 pontos, na mesma base de comparação.
Os dados fazem parte da pesquisa Sondagem Industrial. O índice é medido em uma escala de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 indicam crescimento. Abaixo, apontam para a redução do nível de atividade. Segundo a pesquisa, o segmento industrial “está longe de uma trajetória de recuperação”.
O estudo revelou também queda no índice de utilização da capacidade instalada (UCI). O indicador passou de 45,6 pontos em maio para 42,9 pontos em junho. “O índice retrata um aumento do desaquecimento da atividade industrial”, diz a pesquisa.
Entre os problemas apresentados pelos empresários para a queda nos índices, a elevada carga tributária lidera a lista. Em seguida aparecem competição acirrada, alto custo da matéria-prima, falta de demanda e escassez de mão de obra qualificada.
O levantamento destaca que a retomada industrial “depende de uma política efetiva de aumento de competitividade”. Para isso, a entidade destaca o fortalecimento do controle da inflação, do déficit fiscal e de transações correntes.
A pesquisa da CNI foi feita com 1.953 empresas de todo o país entre os dias 1º e 12 de junho.
Fonte: Agência Brasil

GOVERNO ANUNCIA MUDANÇAS NAS REGRAS DO CRÉDITO CONSIGNADO

Foto: José Gomercindo\ANPr
O governador Beto Richa unificou, por meio do Decreto 8471, de 8 de julho de 2013, toda a legislação que tratava da consignação em folha de pagamento dos servidores do Estado. Dentre as melhorias para o servidor, destaca-se a inclusão do custo efetivo da operação, proibindo as instituições financeiras da cobrança de outras taxas e tarifas que encarecem o crédito contratado.

O prazo de renegociação e refinanciamento do empréstimo solicitado pelos servidores e associações de classe foi ampliado de 60 para 72 vezes com juro máximo de 1,84% ao mês. “Essa medida permite a melhoria da saúde financeira do servidor, retomando seu poder aquisitivo”, acentuou a secretária estadual da Administração e da Previdência (Seap), Dinorah Botto Portugal Nogara. 

20130717

ACORDO ENTRE PREFEITURA E SINDICATO DOS SERVIDORES DE MANDAGUARI É EFETIVADO

Foto: Arquivo Regional
A administração e o sindicato dos servidores públicos se reuniram  para debater: a criação da Cipa, plano de saúde para servidores, reajuste real para servidores com salário maior que o mínimo, a situação das agentes comunitárias e de Endemia, o plano de carreira, a regularização da situação de periculosidade dos vigias do município e a liberação de Dirigente Sindical.
A reunião com o prefeito Romualdo Batista teve a participação da procuradora Jurídica do Município Andréia Campana, do Assessor de Gabinete José Ricardo Donatti, o presidente do Sindicato Allyson Nathan e membros da diretoria do sindicato.
Foi deliberado entre administração e sindicato que dois membros da entidade irão acompanhar o processo de criação da Cipa, e que será aberta a licitação para contratar a empresa que dará consultoria nesta etapa. Quanto ao plano de saúde, os servidores em assembleia indicaram a preferência pela Santa Casa, entretanto, a administração informa que haverá abertura de processo de credenciamento público, ou seja, qualquer empresa prestadora de serviço de saúde pode participar.
Outro ponto levantado pelo presidente do sindicato, é o reajuste real do salário dos servidores, o prefeito explicou que não é possível atender essa demanda de imediato, pois é preciso primeiro regularizar o índice de gasto com pessoal,  preocupação emergencial no momento, pois prejudica o município, haja vista que  impede de ter a certidão liberatória, além de não poder contratar pessoal, abrir concurso, também não pode receber verbas vindas do governo estadual e federal.
O prefeito ainda expôs sobre o plano de carreira dos servidores municipais, possibilitando, sindicato e administração entrarem em acordo, ou seja, o plano será aprovado em 2013 e implantado em 2014.
Ao final, foi acordado um encontro mensal entre sindicato e gestão, para que haja uma comunicação direta e transparente.
O prefeito por fim, destacou que as  portas estão abertas, que a parceria com o sindicato é fundamental, e será proposto um projeto de lei, onde regulariza a liberação de dirigentes sindicais para exercício do  mandato.
Fonte: Ass. Com. Do Município

EMPREGO INDUSTRIAL NO PARANÁ CRESCE POR 20 MESES SEGUIDOS


O nível de emprego industrial no Paraná subiu 0,4% em maio de 2013, em comparação ao mesmo mês do ano passado, enquanto que a média nacional reduziu em 0,7%. A expansão do Paraná foi a terceira maior do País e a 20ª consecutiva no Estado, contra o mesmo número de quedas seguidas no Brasil.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa abrange dez Estados, mais as regiões nordeste, norte e centro-oeste. A expansão do Paraná ficou atrás, apenas, do norte e centro-oeste (1,4%) e Santa Catarina (1,2%). Dos 14 locais pesquisados, dez apontaram retração.

O bom desempenho paranaense foi puxado pelos segmentos têxtil (11,5%), fumo (4,6%), papel e gráfica (4,4%), alimentos e bebidas (3,6%) e máquinas e equipamentos (3,0%).

Os dados são positivos, também, no acumulado dos primeiros cinco meses deste ano e nos 12 meses terminados em maio. “Os resultados confirmam o êxito do modelo de desenvolvimento implantado no Paraná nos últimos dois anos, que prioriza a geração de empregos industriais e no interior do Estado”, afirma Ana Silvia Martins Franco, economista do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

PROFESSOR DE KARATÊ DO ESPAÇO NELSON VERRI É HOMENAGIADO PELA CÂMARA DE VEREADORES

Foto: CMM

O professor de karatê do Espaço Nelson Verri, André Rocha Domingos, faixa preta na categoria, foi um dos karatecas homenageados na sessão de quinta-feira (11). A proposição do título de mérito comunitário partiu dos vereadores tenente Edson e capitão Ideval, diante à ótimos resultados conquistados recentemente em competições nacionais e internacionais. André também integra equipe de atletas do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) de Maringá.
Além de André, também foram homenageados os atletas Paulo Henrique Biazon Santos, Carolina Braguim, Matheus Vaiano de Andrade, Tainara Ciuffi Euzébio, Thaina Haiannne Vicente Canuto, Nadine do Amaral Luvizetto, Robson Eiri, Lucas Matos Guimarães.
Fonte: Ass. Com. Vereador Mario Verri

ABIN MONITORA FATORES DE RISCO PARA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


Desde o dia 15 de junho, o Sistema Brasileiro de Inteligência atua em regime de plantão mapeando potenciais riscos durante os grandes eventos realizados no país, como a Copa das Confederações, encerrada no fim de junho, e a Jornada Mundial da Juventude, que começa daqui a oito dias e terá a presença do papa Francisco. Em um painel digital no Centro de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), são atualizadas constantemente as “fontes de ameaça”, a tendência de elas acontecerem durante a jornada e o nível de risco.
Entre os fatores de ameaça estão listados incidentes de trânsito, crime organizado, organizações terroristas, criminalidade comum, movimentos reivindicatórios e grupos de pressão. No Rio de Janeiro, onde ocorre a maioria dos eventos da jornada, o painel da ABIN indicava, dia (16), um fator com alerta vermelho: o de grupos de pressão, que abrangem movimentos espontâneos, sem hierarquia.
Movimentos reivindicatórios e criminalidade comum apareciam como nível médio, em alerta laranja, dentro da normalidade. Incidentes de trânsito, crime organizado e organizações terroristas têm nível baixo de ameaça, representado pela cor verde.
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General José Elito, disse que as análises de risco começaram a ser feitas com um ano de antecedência e que o trabalho também está integrado com as equipes do Vaticano. “Tivemos várias reuniões, foram traçadas várias linhas de ação, hipóteses”, disse o ministro no centro de inteligência integrado.
Em relação à possibilidade, ainda não confirmada, de o papa usar um carro aberto sem vidros blindados durante o percurso que fará no Rio de Janeiro, o ministro disse que o serviço de inteligência trabalhará com ainda mais cuidado para “contrabalançar” o fato de não haver blindagem. “As medidas preventivas vão ter que ser muito mais cuidadosas, mais detalhadas, mas se ele tem esse desejo e está sendo assim colocado, então, certamente está-se olhando minuciosamente o que pode ser feito para evitar uma situação qualquer constrangedora ao papa”
O general disse que a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, assim como a Rio+20, são eventos que servem de ensaio e treinamento para a Copa do Mundo e a Olimpíada. Como exemplo de sucesso da atuação do serviço de inteligência, Elito citou a abertura da Rio+20, quando foram detectadas ameaças deblackout em intensidade de mais de 100 vezes por minuto.
“Graças ao centro de cibernética montado, ao centro de segurança da informação montado, à cooperação dosexperts daquela área, tudo continuou absolutamente normal. Então, é prevenção, planejamento e integração. É a maneira que temos de amenizar qualquer situação”, disse o ministro.
Fonte: Agência Brasil

EM PONTA GROSSA, DILMA E RICHA RESSALTAM PARCERIAS PARA HABITAÇÃO

                                   
A parceria existente entre os governos federal e estadual e os municípios para a área da habitação foi ressaltada pela presidente Dilma Rousseff e o governador Beto Richa nesta terça-feira (16), em Ponta Grossa, no evento de entrega das chaves da moradia própria para 1.438 famílias, com renda mensal de R$ 1,6 mil. São três residenciais do programa Minha Casa Minha Vida, com investimento total de R$ 75 milhões, do Governo Federal.

O Governo do Estado é parceiro. A Cohapar construiu as praças de integração, o parque infantil e a sede da associação dos moradores e deu assistência técnica para implantação do esgoto, em dois residenciais – Califórnia (481 unidades) e Londres (457). No residencial Itapoá, a Cohapar está construindo um Centro Municipal de Educação Infantil, com capacidade para abrigar 300 crianças.

“A grande revolução habitação deste governo se dá graças às parcerias do Governo Federal com os Estados e municípios”, afirmou a presidente. No seu pronunciamento, Dilma Rousseff falou sobre o potencial do Paraná como produtor de alimentos e exportador e reiterou o recente pacto feito com governadores e prefeitos das capitais para aumentar o número de médicos no País, para melhorar a qualidade dos transportes, combater a corrupção e elevar os investimentos em educação. “Só seremos uma grande nação se a condição de vida da população melhorar”, afirmou a presidente.

O governador Beto Richa disse que o Paraná, em parceria com o Governo Federal, está fazendo uma revolução na área da habitação do Estado. “Segundo diretores da Caixa Econômica Federal, o Paraná tem a maior parceria habitacional de todo o País para cobrir o grande déficit que tínhamos no Estado”, afirmou Richa.

O governador afirmou que em quatro anos serão construídas moradias para 110 mil famílias paranaenses, das quais 10 mil da área rural. Nos oito anos do governo anterior foram construídas 15 mil unidades.

“Hoje três municípios do Paraná ainda não têm programa habitacional, mas muito em breve estaremos atendendo a 100% dos municípios”, afirmou Richa. “Isso é resultado do trabalho conjunto entre as esferas estadual e federal e os municípios, que apesar das dificuldades têm participado com doações de terreno”, disse o governador.

MAIS MORADIAS - No total, 6.500 famílias de Ponta Grossa estão atendidas ou em atendimento com programa habitacional do Governo Federal, com contrapartida do Governo Estadual, que participa com recurso financeiro e implantação dos serviços de energia (Copel), saneamento (Sanepar), além de serviços do Instituto Ambiental do Paraná.

Além das 1.438 moradias entregues nesta terça-feira, outras 469 unidades urbanas estão prontas. Há 2.791 em obras, além de 1.662 em projeto. Há também 54 unidades rurais em projeto. Na região de Ponta Grossa são mais de 10 mil famílias sendo atendidas com habitação.

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, também enalteceu os benefícios colhidos com a parceria entre União, Estados e municípios. “É esse trabalho que permite este grande programa habitacional em nossa cidade”, afirmou. 

Fonte: ANPr