Jornal metropolitano de Maringá

20140207

Estão abertas as inscrições para o PSS em Mandaguari



Interessados devem comparecer na sede da Secretaria de Educação nos dias 6, 7 e 10 de fevereiro

Começam nessa quinta-feira (06) as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. Os interessados devem comparecer na sede da Secretaria Municipal de Educação (Módulo Cultural), das 8h às 16h30min, nos dias 6, 7 e 10 de fevereiro.

Há vagas a serem preenchidas em várias áreas:
Assistente Administrativo
Motorista “D” e “E”
Assistente Social
Psicólogo (a)
Agente Social
Médico (a) Clínico Geral
Médico (a) Psiquiatra
Médico (a) Pediatra
Enfermeiro (a)
Cirurgião Dentista
Fisioterapeuta
Fonoaudiólogo (a)
Técnico (a) em Radiologia
O resultado da classificação provisória do processo será divulgado no próximo dia 12 de fevereiro.
Fonte: Ass. Com. Mandaguari

Corredor de Exportação de Paranaguá tem o melhor mês de janeiro da história

Foto: Najila Furlan\ APPA

A exportação de soja, milho e farelo de soja pelo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá atingiu o maior volume para um mês de janeiro da história do Porto. Foram exportadas 982,8 mil toneladas de grãos pelo Corredor, volume 11,89% maior do que o registrado em janeiro de 2013.

Diversos fatores explicam a boa produtividade do complexo, entre eles, as boas condições climáticas - não tem chovido nas últimas semanas em Paranaguá - as manutenções no Corredor foram setoriais e melhor planejadas, ações que evitaram paralisações da operação, e o recebimento da soja que, em 2014, começou mais cedo, o que permitiu o início das operações também com bastante adiantamento.

“Vale salientar ainda que atingimos esta marca apesar dos três dias de paralisação nos berços de atracação do Corredor em função da dragagem, em andamento”, afirmou o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho. “Temos investido em planejamento, otimização das operações e em obras para melhorar ainda mais a produtividade dos portos. E os resultados podem ser vistos agora”.

A alta nas exportações pode ser mensurada também no aumento do fluxo de caminhões. O Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu, em janeiro deste ano, 20,7 mil caminhões carregados com grãos, 19% a mais do que em janeiro de2013. Mesmo com o aumento do fluxo, o sistema logístico de recebimento de cargas – o Carga Online – tem funcionado sem problemas e não houve filas no acesso ao porto.

Governo anuncia empresas que vão operar com seguro rural no Paraná

Foto: Divulgação

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, anunciou nesta quinta-feira (06), em Cascavel, a habilitação das cinco companhias seguradoras que irão operar o seguro rural no Paraná por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR/PR). O governo do Paraná autorizou a liberação de R$ 6,4 milhões em recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), administrados pela Fomento Paraná, para a subvenção estadual para as lavouras da safra 2013/2014.

Com o credenciamento e habilitação estão aptas a operar com o seguro rural no Paraná as companhias seguradoras Aliança do Brasil, pertencente ao Banco do Brasil, Mapfre, Sancor, Swiss Re e Porto Seguro.

O anúncio ocorreu no Show Rural, exposição de tecnologia rural que está acontecendo em Cascavel. Além do secretário Norberto Ortigara, estavam presentes o deputado estadual Elio Rushi, o presidente da Coopavel, Dilvo Groli, o presidente do BRDE, Jorge Gomes Rosa Filho, dirigentes das seguradoras, representantes dos produtores rurais, autoridades federais, estaduais e municipais.

Outras cinco empresas ainda estão em processo de credenciamento e o ingresso delas poderá ser formalizado assim que for finalizada a entrega da documentação exigida em edital nº 001/2013 disponível no site www.seab.pr.gov.br. 

20140205

Consumo de energia bate recorde no Sul por causa do calor

Fonte: Ag. Brasil

Um recorde de demanda instantânea de energia foi registrado ontem (4) no Subsistema Sul, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A demanda máxima de energia na região atingiu 17.412 megawatts (MW) às 14h. De acordo com o Boletim de Carga divulgado pelo ONS, o pico de consumo se deve à continuidade das altas temperaturas e ao índice de desconforto térmico nessa região, na hora de maior insolação. A falta de energia que afetou consumidores no Sul, Sudeste e Centro-Oeste na tarde de ontem começou às 14h03.
O recorde anterior registrado pelo ONS na região havia sido no dia 29 de janeiro, com consumo de 17.357 megawatts. Em todo o Sistema Interligado Nacional e no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, os recordes foram registrados na última segunda-feira (3), com demandas máximas instantâneas de 84.331 MW às 15h32m e de 50.854 MW às 15h33m, respectivamente.
Ontem (4), o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse que a falta de energia que afetou consumidores no Sul, Sudeste e Centro-Oeste não foi provocada pelo excesso de demanda, apesar do calor intenso nas últimas semanas. Segundo ele, os carregamentos das linhas de transmissão operavam todos dentro dos limites.
O ONS deverá fazer uma reunião amanhã (6) com integrantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), das distribuidoras e transmissoras de energia envolvidas na ocorrência para apurar as causas do desabastecimento ocorrido ontem. Depois da reunião, que será técnica, o ONS irá elaborar um relatório a ser encaminhado à Aneel, que deverá tomar as providências necessárias como multas ou outros tipos de punições aos responsáveis.

Fonte: Ag. Brasil

Aumenta a participação e o interesse dos jovens na política

Foto: TRE-MG

Entre os eleitores em todo o Brasil, 23 milhões são jovens entre 16 a 24 anos. Este ano, com o Estatuto da Juventude em vigor, são objetivos a valorização e a promoção da participação social e política desse público. De acordo com pesquisa da Secretaria Nacional de Juventude, 83% dos jovens entrevistados consideram a política “muito ou mais ou menos importante”.
O estudo “Agenda Juventude Brasil: Pesquisa Nacional sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros 2013 ouviu 3,3 mil jovens de 15 a 29 anos, em 187 Municípios dos 26 Estados e o Distrito Federal. Uma prova do interesse desse público pela política é que 55% daqueles com voto facultativo – entre 16 e 17 anos - tiraram o título de eleitor. E 10% pretendem tirar antes dos 18 anos.
“Tirar o título e votar pela primeira vez antes de ser obrigatório é o sinal mais claro de que esses jovens não deixaram de apostar na política como um passo importante. Mas o sistema político precisa ser atualizado para que o peso do voto do jovem seja não só em período de eleição, mas que conte também no dia a dia, na incidência real para a transformação do País”, avalia a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).
Jovens candidatos
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além da presença nas urnas os jovens têm participado de maneira mais efetiva na política. Nas eleições municipais de 2012, 18.399 jovens entre 16 e 24 anos se candidataram a algum cargo. E 1.356 foram eleitos. A idade mínima para tomar posse é 18 anos.
O Estatuto da Juventude, previsto na Lei 12.852/2013, entrou em vigor no dia 1.º de fevereiro. No artigo 4.º, estabelece que “o jovem tem direito à participação social e política e na formulação, execução e avaliação das políticas públicas de juventude”.
Entende-se como participação juvenil: o envolvimento ativo dos jovens em ações de políticas públicas que tenham por objetivo o próprio benefício, das comunidades, cidades e regiões e o do País e a efetiva inclusão dos jovens nos espaços públicos de decisão com direito a voz e voto. Ainda segundo o Estatuto, a interlocução da juventude com o poder público poderá ser feita mediante associações, redes, movimentos e organizações juvenis.
Fonte: Agência CNM, com informações do TSE



Responsáveis pelo fornecimento de energia se reunirão para discutir apagão em 11 Estados

Foto: ABr

Onze Estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte ficaram sem energia na tarde desta terça-feira, 4 de fevereiro. Para discutir o que ocasionou este apagão, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reunirá com o Ministério de Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) e as concessionárias envolvidas - Eletronorte, Furnas, Tractbel, Cemig, Cesp e Eletrosul.

A reunião será nesta quinta-feira, dia 6, na sede do ONS, no Rio de Janeiro. Estes agentes devem debater o Relatório de Análise de Perturbação (RAP), que é elaborado sempre que ocorrem transtornos como este no fornecimento de energia elétrica.
Segundo a Aneel, o apagão foi ocasionado por falhas na linha de transmissão entre Colinas, no Tocantins, e Serra da Mesa, em Goiás.  O ONS alega que o fornecimento de energia entre o Norte e o Sudeste voltou ao normal 38 minutos depois do apagão. Outras localidades ficaram quase duas horas sem luz. Seis milhões de pessoas foram afetadas.

Possíveis falhas
A falha no sistema foi provocada por uma descarga atmosférica, de acordo com conclusão preliminar das companhias envolvidas no incidente. As empresas investigam quais foram as causas dos curtos-circuitos que levaram a perda dos três circuitos da linha de transmissão de que levam energia do Norte para o Sudeste.
Operador Nacional do Sistema Elétrico descartar algumas hipóteses, como a de que tenha ocorrido um incêndio, ou falta de investimentos ou manutenção dos equipamentos de transmissão. O alto consumo de energia neste período do ano também não tem relação com a falha no fornecimento.

Fonte: Ag. CNM

Cardozo confirma que Brasil pedirá extradição de Pizzolato

Foto: Ag. Brasil


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje que o governo brasileiro pedirá a extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, tão logo a Polícia Federal confirme oicialmente a prisão do ex-diretor.
“[Pedir a extradição] é nosso dever e assim o faremos. Comunicaremos a prisão ao Supremo Tribunal Federal e tomaremos todas as providências”, disse Cardozo. A Polícia Federal informou que Pizzolato, condenato na Ação Penal 470, no processo do mensalão, foi preso em território italiano em operação conjunta com a polícia da Itália.
Pizzolato estava foragido desde novembro do ano passado. Ele integrava em uma lista de procurados da Interpol em mais de 190 países.
Fonte: Ag. Brasil


Estado busca alternativas para socorrer produtores de feijão do Paraná

Foto: José Gumercindo\ANPr


O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, está negociando com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a compra de feijão, pelo Governo Federal, em socorro aos produtores paranaenses. Os produtores estão amargando, desde dezembro do ano passado, perdas de quase 20% nos preços, em relação ao preço mínimo para o produto.

Nesta terça-feira (4), Norberto Ortigara conversou com o secretário nacional de Agricultura Familiar, Valter Bianchini, que sinalizou a possibilidade de atender ao pleito para apoiar os agricultores familiares que estão enfrentando dificuldades na comercialização do feijão. A medida poderá ser anunciada na próxima quinta-feira (06), quando Bianchini visita o Show Rural, em Cascavel.

Inicialmente poderão ser compradas 30 mil toneladas de feijão no Paraná, com limite de até 100 sacas por agricultor familiar. As compras serão feitas via Aquisição do Governo Federal (AGF), instrumento da Companhia Nacional de Abastecimento que compra a produção, com recursos federais, para amparar o produtor rural e equilibrar o mercado.

Ortigara está negociando, também junto ao ministério da Agricultura, a possibilidade de ampliar a compra e incluir o médio agricultor que, igualmente, está enfrentando a mesma dificuldade. O secretário estadual chegou a enviar um ofício ao ministério para compra de 90 mil toneladas de feijão no Paraná com limite de até 2.000 sacas por produtor.