Jornal metropolitano de Maringá

20140314

Empréstimo concedido às distribuidoras de energia será cobrado dos consumidores

Foto:  CNM

O governo vai emprestar R$ 8 bilhões para distribuidoras de energia e, em 2015, parte deste empréstimo deve ser cobrado do consumidor. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ainda não divulgou como essa cobrança será feita. Mas, o Ministério da Fazenda confirmou que este pacote de ajuda ao setor será diluído na conta de luz dos brasileiros. O Tesouro Nacional pagará outra parte.
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) receberá o empréstimo para que as distribuidoras paguem as dívidas com as geradoras. Depois, a conta deve ser divida entre governo, operadoras e o com maiores tarifas ao consimudor. O Ministério da Fazenda alega que o aumento para o cidadão seria maior se este empréstimo não fosse concedido.
O baixo nível dos reservatórios das hidroelétricas fez com que as distribuidoras acionem as termoelétricas, que custam mais. Por isso o custo da geração de energia aumentou nos últimos meses.
Fonte: Ag. CNM

Escolas regulares deverão oferecer cuidador para alunos com necessidades especiais

Foto: Pref. Campos do Jordão-RJ

As escolas regulares podem ser obrigadas a oferecer um cuidador específico para os alunos portadores de necessidades especiais. Projeto de Lei (PL) 8.014/2010, que tramita na Câmara, foi aprovado, em conclusão terminativa, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). A apreciação ocorreu nesta quarta-feira, 12 de março. E se não houver pedido para votação em Plenário, o PL segue direto para o Senado.
De acordo com a proposição, se for verificado que o aluno precisa de atendimento individualizado, a escola deverá providenciar o cuidador. O profissional vai acompanhar o estudante e ajudá-lo, por exemplo, na mobilidade e na realização de tarefas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional prevê o serviço de apoio especializado aos alunos portadores de deficiência matriculados nas escolas regulares. O projeto apenas coloca o cuidador como “parte essencial deste serviço”.
Custos da proposta
Em relação à proposta, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) manifesta preocupação com as implicações financeiras. Além disso, a entidade chama a atenção para a expressão “quando necessário”, que poderá gerar controvérsias de interpretação.
Acesse a íntegra do PL 8.014/2010
Fonte: Ag. CNM

Pesquisa mostra que a internet ocupa boa parte do dia dos brasileiros

Foto: Marcelo Cassal - ABr

Ao poucos, a internet tem entrado no cotidiano da população brasileira e tem se tornado indispensável. A Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira indica que ela já é o meio de comunicação que mais toma tempo dos brasileiros. Pelo menos, de boa parte deles.
Apesar de ainda não está democratizado, e menos de metade da população não acessar costumeiramente, o estudo sugere que o brasileiro gasta em média 3h41 do dia navegando na internet. Segunda análise dos dados, durante o tempo entretido já é dez minutos maior do que o tempo gasto pelos em frente à TV.
Dos 26% da população que afirma acessar a internet todos os dias, a maioria é jovem. Quase 80% têm entre 16 e 25 anos e acessa a internet pelo menos uma vez por semana. Entre os idosos, com mais de 65 anos, o número cai consideravelmente, para 5%. A renda familiar também fez diferença, 78% das pessoas que possuem renda de até um salário mínimo disseram nunca usar a internet, enquanto a percentagem cai para 25% entre as famílias que recebem cinco salários ou mais.
Informações
Em relação ao conteúdo, as informações buscadas pelos internautas não são as mais confiadas por eles, já que 53% afirmaram confiar poucas vezes em notícias de
 sites, redes sociais e blogs. Os dois últimos nunca são confiáveis para 20% dos entrevistados, e os sites não são críveis para 16% das pessoas. O documento também revelou que os meios de comunicação públicos ainda não são lembrados espontaneamente pelos brasileiros (LINK). Para a pesquisa, foram entrevistadas 18.312 pessoas de todos os Estados brasileiros.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem utilizado, cada vez mais, as mídias sociais para chegar aos Municípios de mais difícil acesso. A entidade reconhece que a internet é uma forma promover informações mais rapidamente e com maior eficiência.
Fonte: Ag. CNM

20140313

1ª Expo Mandaguari trará sete dias de diversão à comunidade

Cidade dá passo cultural e se aventura a realizar a 1ª  Expo Mandaguari

Mandaguari dá um passo cultural e se aventura a realizar a 1ºExpo Mandaguari. O evento para Mandaguari e região acontecerá de 30 de Abril a 06 de Maio com uma programação de shows nacionais, rodeio profissional, pavilhão industrial e comércio, barracas típicas com entidades da cidade, provas de laço e tambor, parque de diversões e expositores.
A Prefeitura municipal informa que vai arcar com os custos do evento somente com os três dias que serão gratuitos à população, no feriado 1º de maio, Dia do Trabalhador, no domingo dia 04 de Maio, e no dia 06 de Maio que Mandaguari completa 77 anos.
No dia 1º de Maio haverá um almoço para os funcionários públicos, em comemoração ao Dia do Trabalhador, que será na Sociedade Rural de Mandaguari.
Para fechar com chave de ouro, dia 06 de Maio, aniversário da cidade, terá um bolo de 77 metros, um show de acrobacias com o grupo evangélico “Asas do motociclismo” e uma mostra de balonismo.
Fonte: Ass. Com. Mandaguari

Serie programa mais médico – Entrevista

O programa “Mais Médicos” é um programa lançado em 2013, pelo Governo Dilma para suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. O programa pretende levar 15 mil médicos para as áreas onde faltam profissionais.


A "importação" de médicos de outros países sempre foi alvo de duras críticas de associações representativas da categoria e de estudantes de medicina. Hoje isso já é realidade aqui na região, onde varias cidades já contam com esses profissionais. O REGIONAL finaliza a serie MAIS MÉDICOS, entrevistando Dr. Ney Teixeira também lotado em Mandaguari que conta como foi chegar até aqui e qual suas expectativas no Brasil seu país natal. 

Primeiro um pouco sobre você:
@express – Qual seu nome e sua cidade natal?
Mais médicos –  Ney Muriel Rezende Teixeira - Mineiros - Goiás
@express – O senhor é médico brasileiro, formado no exterior, pode comentar sobre isso?
Mais médicos -  Sou Brasileiro, natural de Mineiros – Goiás, me graduei em Medicina Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Cádiz – Espanha a nove anos, Pós-graduação em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – Portugal.
@express – Como ficou sabendo do programa Mais Médicos?
Mais médicos – Através de notícias divulgadas pelo Ministério da Saúde.
@express – Porque Mandaguari foi escolha sua?
Mais médicos É uma cidade prospera, se encontra perto de grandes centros como Maringá e Londrina, com o encanto e tranquilidade de uma cidade pequena.  
@express – Você veio com a família?
Mais médicos - Sim
@express – A cidade tem superado suas expectativas, em que?
Mais médicos –  Sim, pela simpatia da população e acolhimento.
@express – No exterior, quanto tempo trabalhou na área?
Mais médicos – Desde que me formei em 2005 exerço a profissão, com experiencia em Atenção Básica, Serviço de Urgência e Medicina do Trabalho.
@express – O cotidiano aqui em Mandaguari difere em que da cidade em que trabalhou no exterior, como sua família tem se adaptado a essa nova vida?
Mais médicos – Sim é diferente, mas sou brasileiro e retornar ao Brasil é ótimo. Volto com conhecimentos e experiencia assimiladas no exterior nos países que morei e atuei como médico (Espanha e Portugal), com isso acredito que possa colaborar e ajudar a melhorar a saúde de nosso País.


     Um pouco sobre o programa:    
@express – O programa na qual você trabalha destina a maior parte da remuneração ao governo de Cuba (no caso dos cubanos), ficando apenas com uma pequena parcela para o médico, no seu caso (brasileiro nato) isso ocorre de que forma, poderia comentar?
Mais médicos -  O programa Mais Médicos tem regras definidas  por Lei,  no meu caso, entro como médico intercambista e as remunerações são as que estão prevista nesta lei. No caso dos colegas Cubanos, são provenientes da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), chamados para preencher as vagas não ocupadas por candidatos brasileiros e demais estrangeiros,não tenho conhecimento da sua remuneração.
@express – O cenário encontrado (estrutura de trabalho) superou suas expectativas? Qual seu comentário sobre isso?
Mais médicos Na Europa a infraestrutura é bastante qualificada. Aqui no Brasil a estrutura de trabalho deve melhorar, mas desde do dia em que comecei a trabalhar, existe muita boa vontade e empenho por parte dos profissionais de Mandaguari em requalificar a infraestrutura. Também existe programas de melhoria na qualidade da Atenção Básica do Governo Federal (PMAQ) que estamos participando.
@express – Ainda sobre o tema, existe alguma diferença no sistema de atendimento de saúde nosso e o do país em que trabalhou?
Mais médicos – O sistema de saúde dos países divergem em alguns pontos, no Brasil o SUS é universal e gratuito, nos países que atuei o sistemas de saúde são comparticipados entre o estado e o usuário.  
@express – O tipo de atendimento que faz aqui tem o mesmo padrão do executado onde trabalhou no exterior, poderia comentar sobre o assunto?
Mais médicos – Sim, trabalho com o mesmo padrão e empenho que trabalhava no exterior. Aplicando todos os meus conhecimentos e técnicas para melhorar a saúde dos doentes que atendo.
@express – Como tem sido a recepção da comunidade em relação a você e seu atendimento?
Mais médicos – Magnifica.
@express – Qual a maior dificuldade em relação a seu trabalho desenvolvido na UBS em que trabalha?
Mais médicos – A infraestrutura, mas como disse anteriormente estão em melhoria.
@express – Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem para a comunidade a qual agora esta inserido?
Mais médicos Desejo a todos de minha comunidade muita SAÚDE e que possa continuar ajudando a todos chegar a esse desejo.



20140311

LANÇAMENTO - 1º EXPOMANDAGUARI

Em uma coletiva ontem (10) o prefeito de Mandaguari Romualdo Batista fez o lançamento da primeira EXPOMANDAGUARI. O evento tem parceria com as duas maiores empresas de promoção do ramo, a Hiran produções e a Bolfer eventos de Maringá, e nasce com a intenção ser o maior acontecimento do ramo no noroeste do estado.

Na abertura da coletiva o prefeito Romualdo Batista explanou os motivos para a realização do evento no município “a realização deste evento vai diretamente de encontro aos anseios dos mandaguarienses que a muito sonhavam com um evento assim, os empresários terão a oportunidade de expor seus produtos e os munícipes a oportunidade de diversão com a família, porque a feira é direcionada a família” disse Batistão.


O EVENTO: Comemorando o  aniversário de 77 anos do município,acontece de 30 de Abril a 06 de Maio a Primeira EXPOMANDAGUARI. Que tem como objetivo tornar a feira um evento do certame estadual de rodeios, para tanto será mondado uma estrutura a altura dos maiores eventos do estado. Segundo a BOLFER eventos, responsável pela organização do rodeio, já esta assegurada a presença dos melhores peões e montarias do certame brasileiro, nas provas de laço e tambor quanto no rodeio. Já Hiran Pelosi diretor da empresa HIRAN produções responsável pela produção artística do evento, a grade de shows é da melhor qualidade com artistas nacionalmente reconhecidos. A comissão organizadora irá disponibilizar em breve inúmeros ingressos para sorteio via on-line em vários veículos da região.  Outro diferencial inovador do evento é a escolha da rainha e das princesas que será on-line via site do evento que será disponibilizado em breve, as meninas interessadas deverão postar no mesmo site suas fotos para apreciação da comissão organizadora. No dia 05 Maio em local a ser definido ainda acontecerá o Baile da Cidade em comemoração aos 77 anos do município.
A infra estrutura oferecerá aos expositores e visitantes o melhor em bem estar e segurança tanto no interior quanto no exterior do parque de exposições da cidade, ”não queremos que os visitantes tenham problemas ao visitar a feira, isso é de certa forma negativo para a imagem do evento” afirmou Hiran.        Em dois dias a ser definido as datas, o ingresso será um kilo de alimento não perecível que será doado a entidades assistenciais do município (provando a caráter assistencial do evento). No “dia 1º de maio (dia do trabalho) será realizada uma churrascada festiva com os funcionários municipais. ” È a oportunidade de confraternizar e agradecer aos colaboradores do município o empenho e ajuda que temos para fazer a Mandaguari que queremos justa, segura e fraterna, com oportunidades para todos”. afirmou Batistão.
Opinião:
- “Certamente será um grande evento, e se poderei entrar apenas com a doação de um kilo de alimento é ótimo, finalmente resolveram olhar para os mais humildes, agradeço ao atual prefeito pela atitude inédita na cidade’ disse com propriedade. Amélia Jd. Progresso.
-“Finalmente um rodeio com shows aqui, vamos aproveitar muito” Marcinho – Jd. Espanada.
- “Como morador há 40 anos na cidade, nunca teve um evento assim aqui se for realidade vai ser muito bom para o município, pois eleva o nome da cidade a nível estadual, todos ganham o comercio, as indústrias o munícipe, é excelente, parabéns pela iniciativa. Jose Carlos Centro.