Jornal metropolitano de Maringá

20150117

Novas regras para primeira habilitação entram em vigor em março

                                                           Foto: Detran-PR
Os 800 Centros de Formação de Condutores (CFCs) com cadastro ativo no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) têm mais 45 dias para se adequarem às mudanças na carga horária dos cursos de habilitação previstas na resolução 493/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

20150116

Paraná transforma em lei programa que amplia segurança de alunos e professores

              Paraná transforma em lei programa que insere normas de segurança nas escolas.                         Foto: Arquivo ANPr

O Programa Brigada Escolar, instituído pelo governador Beto Richa em 2012, acaba de virar lei estadual. Pioneiro no país, o programa prepara professores, funcionários e alunos de toda a rede estadual de educação básica para enfrentar situações de perigo. Além disso, ajuda na adequação dos ambientes escolares com instalação de equipamentos de segurança e sinalização de emergência. Tudo conforme as orientações do código de segurança e pânico do Corpo de Bombeiros. 

Corpo de Bombeiros e helicópteros salvam 554 pessoas no Litoral em um mês

Corpo de Bombeiros e helicópteros salvam 554 pessoas no Litoral em menos de um mês. Foto: ANPr

O Corpo de Bombeiros e os policiais e médicos do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) já salvaram 554 pessoas nos municípios do Litoral paranaense desde o início da temporada de verão, em 18 de dezembro. A média é de 19 vidas salvas por dia pelas equipes que integram a Operação Verão, série de ações ofertadas pelo Governo do Estado nos municípios litorâneos durante a temporada. 

20150115

MEC publica calendário das edições 2015 do Sisu e ProUni

As inscrições para as edições 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram definidas, na segunda-feira (5), no edital publicado no Diário Oficial da União pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições do Sisu começarão no dia 19 de janeiro, indo até o dia 22. Já as do ProUni terão início no dia 26 do mesmo mês, até o dia 29.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site dos programas. A primeira chamada do Sisu será divulgada no dia 26 de janeiro, e a do ProUni, no dia 2 de fevereiro.

20150114

Calor intenso vai continuar até o fim de semana no Paraná

Foto: José Fernando Ogura

A onda de calor que atinge todo o Paraná vai durar até domingo (18), de acordo com o Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná. As temperaturas mais altas serão registradas no Litoral e poderão chegar a até 40ºC. 

Nesta segunda-feira (12), Curitiba registrou a tarde mais quente do ano, com 34,7ºC. As temperaturas mais altas do Estado foram registradas em Antonina e Guaraqueçaba (40,5º). 

A sequência de dias quentes não é comum para o mês de janeiro no Estado. Em Curitiba, neste ano, a média das temperaturas à tarde tem sido de 29,9ºC. Nos anos anteriores, foi de 27ºC. A Capital, porém, registrou um dia mais quente em 2014, com máxima de 35ºC. 

UEPG divulga lista dos aprovados nesta quinta

UEPG - Campus Central

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulga a relação de aprovados no Vestibular de Verão 2014 e do Processo Seletivo Seriado – PSS 2014 nesta quinta-feira (15). A relação de aprovados em primeira chamada e as respectivas listas de espera estarão disponíveis para os candidatos no endereço www.cps.uepg.br, a partir das 14 horas. 

Diferente de anos anteriores, não haverá a tradicional solenidade de entrega das listas de aprovados e relatórios dos concursos ao reitor, na Sala dos Conselhos, no Bloco da Reitoria. 

20150113

Mais de 500 mil estudantes zeraram a prova do Enem 2014


Na edição de 2014, 529.373 candidatos tiraram a nota zero na redação. Na outra ponta, 250 obtiveram a nota máxima. O resultado do Enem estará disponível ainda hoje (13) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O tema da redação foi "Publicidade infantil em questão no Brasil". 
Na edição de 2013, com menos inscritos, 481 tiveram nota máxima e 106.742 redações com nota zero.
Em 2014, dentre os que zeraram a redação, 13.039 copiaram textos motivadores da prova; 7.824 escreveram menos de sete linhas; 4.444 não atenderam ao tipo textual solicitado; 3.362 zeraram por parte desconectada e 955 por ferirem os direitos humanos. Outras 1.508, por outros motivos. 

Universidades estaduais ofertam vagas pelo Sisu

Foto: Seti

Os Candidatos that prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão Consultar a Partir Desta segunda-feira (12), no sítio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como vagas ofertadas Pelas Instituições Públicas de ensino superior. Serao oferecidas Mais de 200 mil vagas Neste semestre em 128 Instituições Públicas de todo Brasil.  

Dentre essas, estao inseridas no Sistema Quatro Universidades Estaduais, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Como Inscrições Feitas poderão SER nd Próxima semana (de 19 a 22), não sisu.mec.gov.br.  

20150112

Prazo para troca de extintor de carga ABC é prorrogado



O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) informa os proprietários de veículos que o prazo para a troca do extintor veicular com carga ABC foi prorrogado por 90 dias. A determinação de aumentar o prazo é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e está prevista na deliberação 140, publicada na quarta-feira (7) no Diário Oficial da União.

Inicialmente, a data limite estabelecida para os motoristas se adequarem à norma foi 1º de janeiro de 2015, de acordo com a resolução 333/2009 do Contran. No entanto, a dificuldade dos motoristas para encontrarem o produto no mercado fez com que um novo prazo fosse estipulado.

Sugestão de aluna paranaense pode virar lei federal

A aluna Maria Cristiane Andrade, do Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo, de Campo Mourão, participa do Programa Jovem Senador. Foto: Divulgação SEED


A sugestão de preservação ambiental e valorização das populações tradicionais elaborada com a participação da Jovem Senadora do Paraná Maria Cristiane Andrade, aluna do Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo, em Campo Mourão, pode se transformar em proposta de lei federal. 

A aluna participa do programa Jovem Senador e sua sugestão foi uma das seis selecionadas no País e encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Se for aceita, passará a tramitar no Senado como projetos, podendo ser transformadas em lei se forem aprovadas pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

O texto de Maria Cristiane sugere a popularização da construção de reservatórios artificiais para armazenamento da água e para abastecimento em períodos de pouca chuva em áreas críticas. Estabelece ainda que o poder público deve estimular a iniciativa privada a desenvolver ações de sustentabilidade, como o uso de sacolas reutilizáveis.